10 Dicas Para o uso de Alinhadores

Dicas Para o uso de Alinhadores Gustavo Bonelli.
6 minutos para ler

Os alinhadores são feitos sob medida para cada pessoa e por isso, eles ganham a cada dia mais adeptos. Mas o uso desse tipo de aparelho exige cuidados especiais com a higienização bucal.

O uso de alinhadores transparentes é uma revolução ortodôntica que está conquistando milhões de pessoas pelo mundo.

Eles são invisíveis, mais confortáveis do que os aparelhos tradicionais e ainda são personalizados. Com tantos atrativos, os aparelhos alinhadores ortodônticos se tornaram um dos métodos mais populares para a correção dentária.

uso de Alinhadores Gustavo Bonelli.

Entretanto, todos esses benefícios oferecidos pelo uso dos alinhadores exige também alguns cuidados especiais por parte do usuário.

A finalidade desse tipo de dispositivo é mesmo dos aparelhos metálicos, ou seja, eles fazem com que os dentes se desloquem lentamente na direção planejada pelo dentista.

Contudo, é claro que existem algumas diferenças no uso dos alinhadores, tais, como, a aparência bem mais discreta do que os aparelhos convencionais e a sensação que o dispositivo proporciona, deixando a pessoa mais a vontade para sorrir.

Por ser serem feitas sob medida para cada paciente, as placas se encaixam perfeitamente aos dentes, proporcionando menos incômodo durante o seu uso. Por isso, os alinhadores são bem populares.

Vamos falar as dicas para o seu uso a seguir!

1 – Crie uma rotina diária de higienização bucal

Escolher um bom creme dental e um bom anticéptico é muito importante para evitar o surgimento de cáries. Contudo, o uso desses produtos devem ser integrar um hábito rotineiro.

A escovação deve ocorrer, pelo menos, duas ou três vezes ao dia. Principalmente entre as pessoas que usam aparelhos, sejam alinhadores transparentes ou aparelhos convencionais.

É importante também usar as escovas certas. Dê preferência as escovas com as setas mais macias e cabeça pequena, pois assim fica mais fácil alcançar os locais mais difíceis.

O uso do fio dental é muito importante para remover os restos de comida e placa na margem gengival e abaixo dela, que podem ser responsáveis pela formação de tártaro.

O fio dental também consegue alcançar os cantos dos dentes de difícil acesso e que as escovas não limpam totalmente.

2 – Creme dental específico

O uso de um bom creme dental é essencial para manter a saúde bucal e o branco dos dentes. Por isso, o ideal é escolher os cremes dentais que possuam alta concentração de flúor.

O flúor ajuda a manter a saúde dental tanto no combate contra as manchas quanto no combate as cáries. Além disso, o flúor funciona como um escudo anticárie. Por isso, ele tão importante e recomendado pelos especialistas em saúde bucal.

O uso de cremes dentais de boa qualidade também é recomendado, principalmente com o uso de alinhadores.

dentista-barra-da-tijuca-gustavo-bonelli

3 – Bochecho com flúor

O uso do flúor é essencial para manter os dentes saudáveis e sem manchas. Ele serve para reforçar a proteção dos dentes após a escovação, evitando as caries e as manchas causadas por elas.

Quem faz uso de alinhadores deve ficar mais atento à higienização bucal, realizando o enxague da boca com um bochecho com flúor, após a escovação.

O enxague bucal com flúor alcançar algumas áreas da boca onde e escova e o fio dental podem não alcançar e, por não possuir álcool, ele deixa o hálito mais refrescante sem arder durante o bochecho. 

Powered by Rock Convert

4 – Limpeza dos alinhadores

A limpeza dos alinhadores dentais pode ser realizada com a própria escova de dentes e com o uso do gel dental normal. Contudo, o alinhador deve ser deixado imerso em uma solução de água com uma tampinha de enxaguante bucal durante alguns minutos todos os dias.

Dê preferência aos enxaguantes que não possuam coloração muito forte, pois corre o risco de pigmentar seu alinhador.

Hoje em dia existem pastilhas efervescentes especiais para a limpeza de alinhadores, que podem ser usadas uma vez por semana e são encontradas em farmácias.

5 – Troca das placas dos alinhadores

Para que o tratamento saia como planejado, o paciente deverá trocar as placas alinhadoras a cada duas semanas.

Os especialistas recomendam que os pacientes que usam alinhadores tenham todos os cuidados necessários com a higienização bucal para que os resultados sejam eficazes.

invisalign-gustavo-bonelli-barra-da-tijuca-ortodontia

6 – Uso de alinhadores à noite

Para que os resultados do tratamento sejam realmente eficazes, é necessário que o paciente faça o uso do dispositivo durante a noite.

Algumas pessoas têm medo do risco de engolir o aparelho, mas há muito poucas chances de isso ocorrer.

Os alinhadores são feitos especialmente para ficarem perfeitamente encaixados aos dentes.

7 – Limpeza das mãos durante a higienização

Quem faz uso de alinhadores devem ter cuidado não só com a higienização do aparelho, mas também das mãos quando for retirar ou instalar o dispositivo.

O ideal é guardar sempre o alinhador em um estojo apropriado e nunca deixe ele embrulhado em guardanapos. Pois essa é uma das principais causa das perdas.

8 – Quantidade de horas de uso

Quanto mais você usar o seu alinhador, mais rápido será concluído o tratamento dentário. O ideal é que o paciente use o dispositivo por aproximadamente 22 horas por dia

A eficácia do tratamento dependerá muito da quantidade de horas que o paciente usar o aparelho.

Alinhadores Gustavo Bonelli.

9 – Não faça as refeições usando os seus alinhadores

Justamente por serem removíveis, os alinhadores são feitos pensando na praticidade de poder removê-los durante às refeições.

Isso facilita tanto a realização da alimentação quanto a higienização da boca de o dispositivo.

É comum as pessoas que fazem uso de alinhadores acabarem esquecendo de tirar das primeiras vezes. Contudo, é muito importante que isso não ocorra de forma recorrente.

10 – Guardar bem os alinhadores

É importante você ter um local específico para guardar seu alinhador. De preferência, em um lugar que fique fora do alcance de crianças e animais para evitar que ele seja deteriorado. Tente não esquecer o aparelho no bolso ou em mochilas, pois eles podem quebrar.

Nas clínicas do doutor Gustavo Bonelli, você pode encontrar todos os tipos de tratamentos dentários, incluindo tratamentos com alinhadores invisíveis e vários outros tipos.

Com mais de 20 anos de atuação na área, Bonelli oferece em suas clínicas, tecnologia de ponta para atender todos os tipos de necessidades dentárias.

Entre em contato pelo telefone (21) 2439-4285 ou (21) 2447-0640 e confira tudo o que o Doutro Gustavo Bonelli pode fazer pelo o seu sorriso.

Você também pode gostar

Deixe um comentário