5 passos para um sorriso perfeito

sorriso-perfeito-barra-da-tijuca-gustavo-bonelli
7 minutos para ler

São muito raras as pessoas que possuem o sorriso perfeito naturalmente. Ou seja, aquelas com dentes simétricos, brancos e com as gengivas com curvaturas e tamanho ideais.

Na grande maioria das vezes, há características pessoais que prejudicam na estética dentária. Contudo, essas falhas podem ser corrigidas ou minimizadas com os tratamentos odontológicos certos para cada caso.

Os procedimentos odontológicos ajudam tanto na manutenção da saúde bucal quanto na conquista de um sorriso perfeito. Mas, para prolongar um sorriso harmônico é preciso seguir uma rotina de cuidados em casa, além de realizar visitas periódicas ao dentista para prevenir as doenças bucais.

Portanto, no texto de hoje falaremos sobre os 5 passos para se ter um sorriso perfeito. Confira!

sorriso-perfeito-ortodontia-gustavo-bonelli

Como é um sorriso perfeito?

Para ter um sorriso perfeito é necessário entender a importância da saúde bucal como um todo. Isso porque não adianta de muita coisa ter dentes alinhados se estiverem comprometidos com cáries.

Sendo assim, quem busca um sorriso bonito deve manter certa disciplina na limpeza bucal diária. Como também, nas visitas ao dentista, para que a pessoa se previna e trate os eventuais problemas bucais.

A importância de possuir os dentes alinhados vai muito além da questão estética. Um alinhamento inadequado dos dentes pode afetar a função mastigatória, a respiração e até a qualidade do sono.

Por sua vez, ter os dentes brancos e brilhantes é a última característica de um sorriso perfeito. E apesar de estar ligado diretamente com a estética, não deixa de ser importante.

Quando todos esses fatores estão em harmonia, as pessoas se sentem mais à vontade para sorrir em qualquer lugar. Um sorriso perfeito ajuda tanto na saúde quanto na autoestima de uma pessoa.  

gustavo-bonelli-ortodontia

Conquistando um sorriso perfeito em cinco passos

1 – Clareamento dental

Para se ter um sorriso perfeito, é necessário que os dentes estejam brancos e sem manchas. Para isso, o clareamento dental visa eliminar as manchas dos esmaltes dos dentes e conferir ao sorriso uma tonalidade mais clara.

O clareamento dental deve ser realizado em um consultório odontológico, por meio de sessões a lazer, ou em casa, com o uso de uma moldeira feita sob medida. Sempre dê preferência a procedimentos que contem com um bom acompanhamento de um especialista. 

2 – Mudanças nos hábitos diários

Para manter um sorriso perfeito de forma definitiva, é necessário que além dos procedimentos realizados no consultório odontológico sejam adotados alguns cuidados especiais, tais como:

  • Escovar sempre os dentes após as refeições e fazer a limpeza de forma adequada dos aparelhos móveis ou fixos;
  • Fazer uso de fio dental e de raspadores para remover os resíduos de alimento que ficam na língua;
  • Durante o tratamento dentário, é importante evitar o consumo de café, chá preto e refrigerantes;
  • É importante abandonar hábitos como morder objetos e fumar.

3 – Consultas preventivas

O mais recomendado para ter um sorriso perfeito de forma permanente é iniciar o acompanhamento odontológico o mais sedo possível, desde criança.

Durante toda a vida, é necessário sermos assistidos por um dentista que faça o acompanhamento da arcada dentária e dos ossos da face. Assim, será possível adotar medidas preventivas sobre a saúde bucal.

A prevenção é realizada de forma diferente em cada fase da vida. Porém, sempre com o mesmo objetivo, que é o de manter a saúde bucal e um sorriso perfeito.

Os dentistas realizam várias ações e intervenções nas consultas preventivas. Sendo as principais delas:

  • Avaliação dos dentes e das mucosas;
  • A indicação dos procedimentos e tratamentos necessários;
  • A indicação dos melhores produtos para cada caso;
  • Instrução sobre a forma correta de escovar os dentes;
  • Encaminhar para outros profissionais, caso necessário; e
  • Realizar o acompanhamento dos problemas pré-existentes.
sorriso-perfeito-barra-da-tijuca-ortodontia-gustavo-bonelli

4 – Os aparelhos ortodônticos

Os aparelhos ortodônticos são usados nos tratamento dentários com objetivo de corrigir a má oclusão dentária, ou seja, os dentes tortos.

Powered by Rock Convert

Eles servem para alinhar a mordedura, os ossos faciais e a arcada dentária, fazendo com que a pessoa consiga alcançar a simetria tanto do sorriso quanto da face.

Existem vários tipos de aparelhos. Os mais comuns são os aparelhos metálicos fixos, que possuem aquelas borrachas coloridas.

Contudo, os aparelhos dentários invisíveis estão cada vez mais em alta, por conta de sua praticidade e alta performance.

5 – Gengivoplastia e gengivectomia

Quando se fala em sorriso perfeito, é importante saber que não basta apenas ter os dentes brancos e saudáveis. Para que um sorriso seja harmônico, as gengivas devem combinar com todo o restante.

A gengivoplastia e gengivectomia são duas cirurgias plásticas realizadas nas gengivas, que são indicadas para a correção de problemas. Alguns deles, são: o sorriso gengival, a assimetria da curvatura, o excesso ou a falta de tecido na gengiva, dentre muitos outros.

Essas cirurgias apresentam bem poucas diferenças entre si. Por isso, quem vai determinar qual é a melhor para cada caso é o dentista.

Uma intervenção cirúrgica como essa pode transformar um sorriso e deixar ele muito mais harmonioso.

sorriso-perfeito-barra-da-tijuca-gustavo-bonelli-ortodontista

As características de um sorriso perfeito

Quando se conhece as características de um sorriso perfeito, é mais fácil para tomar consciência a respeito dos cuidados necessários com a dentição e sobre a necessidade de realizar um tratamento profissional.

Para que o sorriso seja perfeito, faz-se necessário uma série de características que ajudam a harmonizar a estética do rosto. Dentre essas características, as principais são: a cor, os lábios e o alinhamento.

A Cor e o sorriso perfeito

A cor é uma das características mais marcantes de um sorriso. Quanto mais branco melhor, não é mesmo?

Nem sempre! Na verdade, é importante verificar com um profissional qualificado  para que seu clareamento não pareça muito artificial.

Um sorriso branco é sempre bem vindo, mas é importante não exagerar.

Os lábios e o sorriso perfeito

Um dos componentes essenciais para a composição de um sorriso perfeito é a posição labial. Isso porque a proporção entre as linhas alta, média e baixa de um sorriso impactam muito no rosto de uma pessoa.

Então, para que o sorriso seja perfeito, o ideal é que o lábio inferior seja paralelo aos dentes. Outra dica bacana, que completa a estética do rosto, é sempre deixar os lábios hidratados.

ortodontista-gustavo-bonelli-barra-da-tijuca

O alinhamento e o sorriso perfeito

O cuidado com o alinhamento dentário é considerado um dos principais aspectos para quem deseja ter um sorriso perfeito.

Isso porque os problemas com o crescimento e no desenvolvimento da dentição podem impactar de forma implacável a estética facial.

Por isso, é muito importante passar por um diagnóstico adequado para poder tratar as disfunções, que geralmente são: dentes tortos e o encavalamento.

O mais indicado é que isso seja realizado em consultório odontológico que ofereça um tratamento de alta qualidade.

Você também pode gostar

Deixe um comentário