Aparelho ortodôntico autoligado: guia completo

Aparelho ortodôntico autoligado gustavo bonelli barra da tijuca rio
5 minutos para ler

Para quem procura ter um sorriso perfeito ou mesmo precisa corrigir certas imperfeições dentárias, o uso de aparelho ortodôntico autoligado pode ser uma ótima alternativa para essa conquista.

Entre os mais diversos modelos existentes no mercado, o aparelho ortodôntico autoligado destaca-se e é considerado uma das melhores opções.

Isso porque esse tipo de aparelho oferece inúmeras vantagens tanto para o dentista quanto para o usuário, pois esse recurso pode até custar um pouco mais de investimento.

Contudo, o aparelho ortodôntico autoligado pode deixar os dentes perfeitos e os resultados podem ser conferidos muito mais rápidos e, praticamente, sem dor. Confira!!!

Aparelho ortodôntico autoligado gustavo bonelli barra da tijuca

O que é um aparelho ortodôntico autoligado?

O aparelho ortodôntico autoligado é um dos modelos fixos. Ele tem como principal diferença o uso de clipes nos bráquetes ao invés das “borrachinhas”, assim os fios do arco são fixados direto nessas peças.

Com isso, o aparelho ortodôntico autoligado se torna mais esteticamente agradável. Isso porque ele passa por dentro de uma espécie de canaleta, ficando preso pelas tampas do bráquete, não sendo necessário o uso dos elásticos.

Benefícios do uso do aparelho ortodôntico autoligado

Os benefícios do uso do aparelho ortodôntico autoligado são inúmeros, mas vamos mostrar os principais deles, que são:

  • movimentação mais eficaz e menor atrito;
  • menos visitas ao consultório odontológico;
  • tempo de tratamento reduzido;
  • mais estético; e
  • de higienização mais fácil.
aparelhos autoligáveis

Maior movimentação e menor atrito

O aparelho ortodôntico autoligado pode ser de metal, parcialmente estético (com o corpo de porcelana e a tampa de metal), ou completamente estético (com corpo e tampa de porcelana).

Os resultados obtidos com esse tipo de modelo de aparelho são mais eficazes, em especial nos casos em que o paciente precisa de expansão da arcada dentária ou uma movimentação acentuada dos dentes. Outro exemplo é quando existe a mordida cruzada.

Menos visitas ao consultório odontológico

Todos que realizam tratamentos dentários com uso de aparelhos sabem que as visitas ao dentista são constantes. Isso ocorre pois os aparelhos precisam de ajustes para que os dentes fiquem alinhados de acordo com o planejado.

Entretanto, se o paciente optar pelo o uso do aparelho ortodôntico autoligado, os intervalos entre as visitas ao dentista serão maiores do que com o uso dos aparelhos convencionais. Esses intervalos que podem ser entre 8 e 12 semanas.

Esse é um fator muito positivo porque o usuário não precisa desmarcar outros compromissos para ir ao dentista.

Powered by Rock Convert
sorriso-perfeito-ortodontia-gustavo-bonelli

O tempo de tratamento é reduzido

Por conta da maior movimentação dentária, o uso do aparelho ortodôntico autoligado diminui o tempo de duração do tratamento.

Em média, os tratamentos com esse tipo de aparelho costumam durar cerca de 30% menos do que com o uso do aparelho convencional.

Portanto, para quem quer conseguir um sorriso mais harmonioso e com dentes bem alinhados, pode escolher os aparelhos ortodônticos autoligados.

Isso porque a utilização desse tipo de aparelho pode trazer resultados de forma mais rápida, sem perder a qualidade do resultado.

Mais estético

Os mais jovens até gostam de brincar com as variações de cores dos aparelhos com borrachinhas. Porém, isso nem sempre funciona da mesma forma para os adultos, que preferem aparelhos mais discretos. Sendo assim, por esse motivo que o aparelho ortodôntico autoligado acaba se sobressaindo aos demais.

Por não possuir ligaduras elásticas e ainda poder confeccionar os bráquetes em material translúcido, o visual é esteticamente muito mais agradável.

Tudo isso sem falar que as peças desse modelo de aparelho são menores do que as dos aparelhos convencionais. O que acaba contribuindo para a estética do sorriso durante o tratamento.

Higienização mais fácil

A higiene bucal é algo necessária para todas as pessoas, mais ainda para aquelas que estão passando por algum tipo de tratamento dentário e que usam aparelhos odontológicos.

A higienização bucal para quem usa aparelho dentário pede bastante atenção do que para não usa esse recurso. Portanto, se você usa aparelho, fique atento!

Isso porque estar com várias peças atreladas aos dentes acaba deixando a escovação e a limpeza ainda mais difícil para quem usa aparelho. Em alguns casos, faz-se necessário o uso de acessórios próprios para essa função, como, por exemplo, escovas com cerdas menores.

Pelo fato de não possuir as borrachinhas, o aparelho ortodôntico autoligado oferece mais tranquilidade na hora da hora da higienização bucal. Isso porque não há risco delas se romperem e soltarem os arcos ortodônticos, o que podem comprometer o tratamento.

como escolher ortodontista no rio de janeiro

Aparelho ortodôntico autoligado com Doutor Gustavo Bonelli

O Ortodontista Doutor Gustavo Bonelli é graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com diversos cursos de especialização na área da Ortodontia, como, por exemplo, o da PROFIS Bauru, além de ser membro da Fellow of International Association of Orthodontics e credenciado pelo Invisalign.

Entre em contato pelos telefones (21) 2447-0640 e (21) 98466-0858 e agende sua consulta.

Você também pode gostar

Deixe um comentário