Aparelhos ortodônticos estéticos x tradicionais: qual a diferença?

aparelhos ortodônticos estéticos
5 minutos para ler

Você sabia que existem aparelhos ortodônticos estéticos? Esse tipo de dispositivo também é indicado para corrigir dentes desalinhados, apinhados, diastemas e alterações na mordida, no entanto, sua estrutura e o material utilizado são diferentes dos aparelhos tradicionais.

São uma boa opção para quem deseja realizar um tratamento ortodôntico mais discreto, com menos impacto para a aparência do sorriso. Afinal, não geram contraste com os dentes, valorizando a estética da pessoa.

Achou interessante? Continue lendo para conhecer um pouco mais sobre esse tipo de aparelho ortodôntico, confira algumas opções disponíveis no mercado e ainda entenda quais são as principais diferenças entre eles e os dispositivos tradicionais.

O que são aparelhos ortodônticos estéticos?

São chamados de aparelhos ortodônticos estéticos os dispositivos confeccionados em materiais cuja tonalidade não se destaca no sorriso. Eles podem ser transparentes ou ter uma cor semelhante à do esmalte dentário, por isso, ficam discretos na boca.

Existe um modelo cuja posição dos bráquetes é diferente daquela empregada nos aparelhos convencionais. Ele não aparece quando o paciente sorri, então, mesmo sendo confeccionado em metal é considerado estético por não impactar a aparência.

A eficácia desse tipo de aparelho é a mesma dos tradicionais, mas seu diferencial é justamente evitar prejuízos para a aparência. Dessa forma, mesmo quem precisa preservar sua imagem pode corrigir a posição dos dentes tranquilamente, sem infantilizar o sorriso.

A seguir listamos as principais opções de aparelhos ortodônticos estéticos para que você conheça melhor essas alternativas.

Aparelho de policarbonato

O policarbonato é um tipo de plástico. Para confeccionar aparelhos ortodônticos há preferência por deixá-lo transparente, a fim de que fique discreto na boca. Seu funcionamento é o mesmo dos aparelhos tradicionais. Seus bráquetes são um pouco maiores do que nos demais modelos estéticos, além de ter uma resistência menor, embora o custo mais acessível.

Powered by Rock Convert

Aparelho de porcelana

O aparelho de porcelana é composto por bráquetes com uma tonalidade leitosa, similar à cor do esmalte dentário. Eles são menores do que no aparelho de policarbonato. Sua resistência é maior e há a vantagem de não sofrer alteração de tom com o passar do tempo.

Aparelho de safira

O aparelho de safira também é fixo como os tradicionais metálicos porém, seus bráquetes são translúcidos, semelhantes ao vidro. São bem pequenos, resistentes e não sofrem alterações de cor. Das opções que já citamos esse modelo tem um custo mais alto.

Aparelho lingual

O aparelho lingual costuma ser confeccionado em metal, mas também pode ter bráquetes estéticos. Nas duas opções essas peças são fixadas na face interna do dente, que fica em contato com a língua, daí deriva o seu nome. É uma boa opção para quem deseja manter os dentes livres e para aqueles que praticam esportes com risco de pancada na boca. Geralmente são braquetes autoligados.

Alinhador invisível (Invisalign)

Dos aparelhos ortodônticos estéticos que apresentamos, o alinhador invisível é aquele cuja estrutura é diferente das demais pois ele não contém bráquetes. Na verdade, é parecido com as moldeiras utilizadas para fazer clareamento dental, ou seja, parece uma capa encaixada nos dentes.

É confeccionado em material totalmente transparente e como não contém mais nenhum componente fica totalmente discreto, além de muito confortável. Esse aparelho é móvel, então, pode ser retirado da boca, o que favorece a mastigação e contribui com a higienização.

Qual é a diferença entre aparelho estético e comum?

Dos aparelhos ortodônticos estéticos, aquele que apresenta uma resistência menor é o de policarbonato. Entretanto, no que se refere à eficácia todos eles são similares. Com o alinhador invisível conseguimos uma redução no tempo do tratamento. Isso porque as movimentações dentárias são estimuladas a cada duas semanas, não mensalmente.

O impacto mais significativo, na verdade, está na satisfação do paciente com a sua imagem durante o tratamento. Afinal, conforme explicamos, esse tipo de aparelho é bem mais discreto. Então, há uma aceitação maior do procedimento, principalmente para pessoas adultas que precisam preservar sua imagem.

Assim, os aparelhos ortodônticos estéticos são tão eficazes quanto os tradicionais, mas com diferencial de serem discretos, confortáveis e contribuírem com a valorização da imagem, elevando, também, a autoestima. Podem corrigir problemas sutis ou complexos mas é importante conversar com seu dentista para saber qual é o tipo ideal em seu caso.

Precisa de ajuda para escolher seu aparelho ideal? Entre em contato conosco e agende um horário com os nossos especialistas!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Fale conosco
Enviar