Contenção fixa: quando tirar e quais cuidados tomar?

Contenção-fixa-gustavo-bonelli
5 minutos para ler

A maioria das pessoas que passam por tratamentos ortodônticos costumam ficar ansiosas sobre quando poderão retirar os dispositivos. No caso do aparelho de contenção fixa isso não é diferente. É comum ficar ansioso para saber como ficará o seu novo sorriso.

Muitos pacientes ficam ansiosos para retirar o aparelho fixo. Quando isso ocorre, em muitos casos, essas pessoas ainda precisam usar a contenção fixa por um tempo. Isso porque esse dispositivo ajuda a manter um resultado de excelência após o término do uso do aparelho dentário.

É importante durante essa fase do tratamento saber quais os cuidados que devem ser tomados para os resultados sejam perfeitos. É importante evitar alimentos duros e sempre ter disciplina com a escovação, além de realizar visitas periódicas ao dentista.

aparelho lingual

O que é aparelho de contenção fixa?

O aparelho de contenção fixa é indicado para os pacientes que encerram o tratamento com o aparelho fixo. Portanto, esse aparelho é muito importante para garantir os melhores resultados do tratamento e para que os dentes permaneçam na posição correta.

Depois da retirada do aparelho fixo, a tendência natural é que os dentes voltem às posições que tinham antes do tratamento.

Isso ocorre porque as fibras periodontais são elásticas e têm memória, fazendo com que sua tendência natural seja voltar à posição que tinham antes do tratamento dentário.

Dessa forma, quando não existe mais impedimentos que os impossibilitem de retornarem ao posicionamento inicial, os dentes voltam a fazer força para ficarem novamente desalinhados.

Para evitar esse tipo de problema e manter o resultado do tratamento dentário positivo, o organismo terá que se reeducar e reorganizar as fibras do ligamento periodontal. Esse processo leva um tempo para acontecer pois ele não acontece de forma instantânea.

Então, o principal objetivo do uso do aparelho de contenção fixa é garantir que os dentes permaneçam alinhados com o passar dos anos.

Como se caracteriza um aparelho de contenção fixa?

Existem alguns tipos de aparelhos de contenção, mas o aparelho de contenção fixa apresenta algumas características. Eles são colocados na parte posterior dos dentes e em alguns locais específicos da boca.

São escolhidos os dentes que apresentam maior tendência de movimentação, que na maioria das vezes são os dentes anteriores da arcada inferior.

O processo de implementação funciona da seguinte forma: o dentista fixa um fio de aço bem fino com resina na parte posterior dos dentes inferiores, tornando o aparelho invisível.

Dessa forma, o aparelho de contenção fixa ficará responsável por inibir o movimento errado dos dentes.

Powered by Rock Convert
tratamento ortodôntico em adultos
tratamento ortodôntico em adultos

Os tipos de contenções fixas

Existem dois tipos de contenções fixas, sendo elas: a ortodôntica reta e a higiênica.

A contenção ortodôntica reta é composta por um fio de aço que é colocado de forma reta nos dois caninos dos pacientes. O seu arco é colocado na parte posterior dos dentes.

Esse tipo de contenção exige que o paciente tenha muito cuidado com a higienização, obrigando que faça o uso do fio dental com uma certa rigidez. O lado bom da contenção reta é que ela fica bem próxima aos dentes proporcionando mais conforto ao paciente.

Já a contenção ortodôntica higiênica possui um formato ondulado, que permite uma higienização mais fácil, facilitando o uso do fio dental. O material usado é o mesmo.

O lado negativo desse tipo de contenção é que o seu formato favorece a retenção de mais resíduos dos alimentos ingeridos pelos usuários.

Qual a melhor hora para remover o aparelho de contenção fixa?

Geralmente, o período para o uso de aparelho de contenção fixa é duas vezes o tempo do tratamento ortodôntico. Ou seja, se o tratamento durou um ano, a contenção deve ser usada por, pelo menos, dois anos. Em muitos casos, entretanto, ela é deixada por tempo indeterminado.

Mesmo com o todo avanço tecnológico, ainda não há nenhum mecanismo de fixação que não ocorra o processo recidivo nos tratamentos ortodônticos.

Por isso é tão importante o uso da contenção fixa para garantir que o os dentes não voltarão a ficarem desalinhados após o tratamento.

A colaboração do paciente no tratamento dentário é o principal fator que irá determinar o sucesso dos procedimentos.

Cuidados que devem ser tomados durante o uso do aparelho de contenção

Os pacientes só poderão retirar a contenção fixa se seguirem os devidos cuidados, bem como ocorre em qualquer outros aparelhos ortodônticos.

O aparelho de contenção fixa requer muitos cuidados especiais, tais, como:

  • evitar consumir alimentos com consistência muito dura;
  • manter cuidados redobrados na hora da higienização bucal;
  • evitar alimentos com corantes ou que sejam ácidos; e
  • seguir sempre as recomendações do dentista.
como escolher ortodontista no rio de janeiro

Ortodontista Doutor Gustavo Bonelli

O Ortodontista Doutor Gustavo Bonelli é graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com diversos cursos de especialização na área da Ortodontia, como, por exemplo, o da PROFIS Bauru, além de ser membro da Fellow of International Association of Orthodontics e credenciado pelo Invisalign.

Entre em contato pelos telefones (21) 2447-0640 e (21) 98466-0858 e agende sua consulta.

Você também pode gostar

Deixe um comentário