6 cuidados com os dentes para manter a saúde e estética

cuidados com os dentes
4 minutos para ler

Os cuidados com os dentes são essenciais para manter o equilíbrio da saúde bucal. Assim evitamos a proliferação de bactérias, eliminamos o acúmulo de resíduos e mantemos a boca livre de problemas e doenças que, aliás, também afetam a estética do sorriso.

Esses cuidados que adotamos para manter nossos dentes saudáveis influenciam no aspecto deles. Isso é muito importante, pois o sorriso impacta a aparência de um modo geral. Portanto, você deve acrescentar à sua rotina alguns hábitos e práticas para ter dentes bonitos e com boa saúde.

Neste artigo mostramos quais são os principais cuidados para que você possa garantir um sorriso perfeito. Continue lendo e veja como cuidar bem da sua dentição para ter mais qualidade de vida e autoestima!

1. Higienização adequada

A maioria dos problemas bucais ocorre em função de uma higienização inadequada. Quando ela não é feita do jeito certo, os resíduos de alimento se acumulam e favorecem a proliferação de bactérias, que causam complicações como cáries e gengivite.

Por isso, escove seus dentes no mínimo duas vezes por dia, mas prefira fazer isso após cada refeição. Use uma escova com cerdas macias e creme dental com flúor. Também lembre-se do fio dental, que deve ser usado diariamente. Para finalizar, use um enxaguante bucal com flúor e de preferência sem álcool.

2. Uso de aparelho ortodôntico

O aparelho ortodôntico não tem apenas função estética. Além de corrigir a posição dos dentes deixando um aspecto mais bonito para o sorriso, ajuda a equilibrar a saúde deles fazendo a prevenção de doenças e problemas.

Isso porque os dentes tortos são mais difíceis de higienizar e acumulam uma quantidade maior de resíduos. Além disso, desalinhamentos e alterações na mordida, com o passar do tempo, levam ao desequilíbrio das estruturas faciais provocando desgastes dentários, problemas periodontais e na articulação temporomandibular.

3. Abstenção de hábitos nocivos

O tabagismo e o consumo excessivo de bebidas alcoólicas são dois hábitos muito perigosos para a saúde bucal. Portanto, um dos seus cuidados com os dentes deve ser abster-se deles. Mas não se esqueça de que existem outros comportamentos que parecem inofensivos mas não são.

Powered by Rock Convert

Esse é o caso de roer as unhas, usar os dentes como ferramenta para abrir coisas e morder objetos duros. Tudo isso pode danificar a dentição aumentando o risco de fraturas, desgastes e causando sobrecarga nos tecidos periodontais.

4. Alimentação balanceada

Dentes e gengivas também precisam de nutrientes e, da mesma forma como para o restante do organismo, eles provêm da alimentação. Assim, se você quer ter um sorriso bonito precisa manter um cardápio nutritivo.

Aumente a ingestão de alimentos naturais e saudáveis, como verduras, legumes, frutas, alimentos integrais e proteínas magras. Evite os grupos nocivos, como doces e ricos em amido, pois favorecem a formação da placa bacteriana. Procure moderar o consumo de bebidas ou comidas ácidas, porque podem provocar desgastes no esmalte dentário.

5. Ingestão de água

A água é um componente básico da saliva, por isso o organismo precisa estar devidamente hidratado para produzir um fluxo satisfatório. Afinal, a saliva ajuda a manter a mineralização do dente e ainda promove uma limpeza natural da boca.

Procure beber no mínimo 2 litros de água ao longo do dia. Dessa forma, além da hidratação você garantirá uma boa composição para a saliva, já que o equilíbrio químico dela é importante para manter a boca saudável.

6. Visitas regulares ao dentista

Todos esses cuidados com os dentes que você tem em casa devem ser complementados pelo dentista. Portanto, a cada seis meses passe por uma consulta de rotina para fazer a limpeza de consultório, verificar se está cuidando realmente bem da sua dentição e tratar possíveis problemas no começo.

Não se esqueça de que negligenciar os cuidados com os dentes aumenta a chance de desenvolvimento de cáries, cálculo dentário, inflamações, infecções, manchas no esmalte e pode até levar à perda dos dentes. Então, faça sua parte e conte com um bom dentista para dar suporte profissional e ter um sorriso bonito e saudável.

Gostou dessas dicas? Então assine nossa newsletter para enviarmos outros temas interessantes como esse para o seu e-mail!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Fale conosco
Enviar