É possível fechar espaço entre os dentes? Descubra!

4 minutos para ler

Quando você pensa no sorriso da Madonna ou do Fred Mercury lembra de uma marca registrada dos cantores: o espaço entre os dentes, certo? A condição, chamada de diastema, enquanto é vista por muitas pessoas como uma questão de charme no visual, para outras se transforma em um incômodo estético que afeta a autoestima.

Entretanto, ninguém precisa ficar desanimado por ter os dentes separados já que existem diferentes tratamentos para o diastema, que vão garantir um sorriso alinhado, bonito e harmonioso.

Quer entender as causas do espaço entre os dentes e quais os tratamentos mais indicados? Acompanhe nosso post!

Quais as causas do espaço entre os dentes?

Os dentes separados podem estar presentes em qualquer região da arcada, contudo se tornam mais visíveis quando ocorrem nos dentes da frente. É uma condição que pode ser resultado de diversos fatores, como:

  • hábito de usar chupeta e mamadeira na infância;
  • ter dentes vizinhos com tamanhos diferentes;
  • ausência de algum dente que não chega a nascer;
  • traumas na região;
  • problemas periodontais, que levam à perda óssea;
  • mau posicionamento do freio labial, que é o tecido que une o lábio à gengiva e acaba bloqueando o espaço entre os dentes.

A condição de espaço entre os dentes sempre deve ser tratada?

Como dissemos, o espaço entre os dentes pode ser uma característica que faz parte do visual de muitas pessoas. Porém, é mais comum que o diastema seja algo que causa um prejuízo estético.

Outra situação é quando esse espaço está localizado nos dentes posteriores: apesar de não trazer um incômodo no sorriso, pode facilitar o acúmulo de restos de alimentos, contribuindo para o acúmulo de placa bacteriana, facilitando o aparecimento de cárie, gengivite e também do mau hálito.

Nesse contexto, se o paciente fica incomodado com essa condição estética ou se ela pode auxiliar no desenvolvimento de problemas bucais, o mais indicado é sempre procurar o tratamento.

Como fechar o espaço entre os dentes?

Confira a seguir algumas das possibilidades de tratamento para o diastema.

Aparelho ortodôntico

A ortodontia faz a movimentação dos dentes de maneira eficiente com o uso dos aparelhos ortodônticos. É um tratamento que vai deixar os dentes alinhados, melhorando não só a estética do sorriso, como sua qualidade de vida e autoestima.

Quem tem vergonha de usar esses dispositivos, pode ficar sossegado, pois atualmente é possível encontrar opções mais discretas que não vão atrapalhar sua rotina e carreira, muito menos, chamar a atenção negativamente.

Lente de contato e faceta de porcelana

A condição dos dentes separados pode ser tratada com laminados ultrafinos de porcelana, como a lente de contato dental e a faceta de porcelana, que são recursos capazes de corrigir imperfeições leves no sorriso. São revestimentos altamente resistentes, duráveis e com a vantagem de apresentarem o mesmo brilho e tonalidade de um dente natural.

Restauração direta com resina composta

A restauração direta com resina composta também é uma solução prática para fechar esse espaço, porém o resultado estético é inferior aos laminados de porcelana, então é importante que paciente e dentista conversem bastante para alinhar as expectativas em relação aos resultados.

Se você apresenta espaço entre os dentes e isso o incomoda bastante, é só procurar uma clínica odontológica de referência. Especialistas em ortodontia ou estética bucal vão analisar o seu caso e indicar o tratamento mais indicado para que você possa sorrir com segurança e viver melhor!

Gostou das informações que apresentamos neste post? Aproveite e compartilhe com mais pessoas nas redes sociais para que elas também conheçam as formas de tratar os dentes separados!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Fale conosco
Enviar