Será que pode tirar o aparelho antes do tempo? Veja aqui

tirar o aparelho antes do tempo
4 minutos para ler

Maior que a ansiedade de colocar o aparelho para corrigir os dentes é a de removê-lo, não é mesmo? Quem utiliza a técnica não vê a hora de terminar o tratamento, mas o que acontece se tirar o aparelho antes do tempo?

Muitas vezes, o paciente vê que a posição dos dentes já está alinhada e quer interromper o tratamento antes do previsto. Será que essa é uma boa ideia? Já passou isso pela sua cabeça? Neste post, trouxemos tudo o que você precisa saber sobre o assunto antes de tomar essa decisão. Acompanhe!

Quanto tempo dura o tratamento ortodôntico?

Não há um tempo predeterminado para o tratamento ortodôntico. Antes de iniciá-lo, o ortodontista faz um planejamento e tem uma previsão da data estimada para retirada do aparelho, o que pode levar meses ou anos.

Tudo vai depender dos problemas a serem corrigidos, da resposta do individual do organismo do paciente, da eficiência da técnica, da regularidade das manutenções periódicas e da cooperação do paciente. Por exemplo, um leve desalinhamento é resolvido mais rápido, enquanto uma mordida cruzada pode levar mais tempo.

O que acontece se tirar o aparelho antes do tempo?

Você está há algum tempo de aparelho nos dentes e na sua opinião o seu sorriso já está como gostaria, alinhado e bem bonito. Você pode estar se perguntando: por que não tirar o aparelho antes do tempo? Bom, existem algumas razões que farão você desistir dessa ideia. Veja!

Os dentes voltam a entortar

Os nossos dentes têm um tipo de “memória” da posição em que eles cresceram. Apesar de irem para o lugar certo com ajuda do aparelho, eles tendem a voltar para onde estavam, se não tiverem tempo para se acostumarem à nova posição.

Powered by Rock Convert

Isso acontece porque existe um processo biológico para a remodelação e reorganização das fibras gengivais e periodontais que dão sustentação aos dentes e os ligam ao osso. Portanto, é necessário ficar com o aparelho durante todo o tempo de tratamento planejado pelo ortodontista e se você tirá-lo antes do tempo, vai ter problemas com dentes tortos novamente.

Pode haver problemas na mordida

É possível que aparentemente o seu problema tenha sido corrigido, mas na verdade não é bem assim. Às vezes, vemos os dentes alinhados e achamos que está tudo certo. No entanto, a correção da mordida pode ainda não ter sido concluída.

Dessa maneira, se o paciente remove o aparelho por conta própria ou antes do tempo, além de não ter o problema totalmente corrigido, corre o risco de que os dentes estejam mal posicionados, podendo levar a traumas oclusais, desgastes do esmalte e retrações gengivais.

Há perda de tempo e de dinheiro

Passar por um tratamento ortodôntico demanda investimento de tempo e dinheiro. Você precisa se dispor a frequentemente fazer as manutenções e pagar pela mensalidade e pelo aparelho. Quando a pessoa tira o aparelho antes do tempo, está jogando fora tudo isso, já que os dentes voltarão a se entortar e o problema não será corrigido efetivamente.

Aliás, você sabia que uma das razões que prolongam o uso do aparelho ortodôntico é a falta de manutenção periódica? Por esse motivo, é muito importante voltar ao consultório odontológico de acordo com a recomendação do dentista.

Como visto, tirar o aparelho antes do tempo é algo não recomendável em hipótese alguma. Portanto, se você acha que o tratamento está demorando demais, pode pedir uma segunda opinião profissional, mas nunca interrompê-lo por conta própria.

Gostou do post? Quer saber outros cuidados que deve ter ao fazer tratamento ortodôntico? Aproveite que está por aqui e saiba quais são os alimentos mais adequados para quem usa aparelho!

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Fale conosco
Enviar